sábado, 10 de maio de 2008

Milho de Ouro


O mundo em guerra pelo pão, Gustavo Gantois, Isto é Dinheiro, 23 de abril de 2008
Um resumo – uma crise global no mercado de alimentos que inflacionaram os mercados mundiais geraram diferentes manifestações de autoridades ao redor do mundo. Jean Ziegler, comissário da ONU afirmou que “Biocombustíveis são um verdadeiro crime contra a humanidade”, já o diretor-geral do FMI, Dominique Strauss-Kahn declarou que “As políticas energéticas nos EUA podem causar uma fome mundial”. Na França foi observado uma inflação de 6,2% e 11,24% em São Paulo no mês de março. Por outro lado, várias autoridades entraram no circuito para esclarecer que não é o simples processo de produção de biocombustíveis que está drenado os recursos alimentares, mas alguns programas específicos, como o estadunidense, e o acelerado processo de crescimento do mercado emergente. No Brasil, a despeito da inflação nos preços dos alimentos, não há risco de desabastecimento.
Uma análise – a reportagem traça um cenário das opiniões sobre a inflação mundial de alimentos, nos quais uns atacam os processos de biocombustíveis ao redor do mundo e outros ponderam que á processo e processo de produção, e que mesmo estes não são responsáveis pela crise de desabastecimentos de alimentos. O sistema de produção brasileiro não impacta a produção de alimentos como o sistema americano, que é subsidiado e diminuiu a área plantada para produção de alimentos. Além disso há o impacto do preço do dolar à US$ 114,00 (US$ 126,00 na sexta-feira), quebras de safras e o aumento do consumo em países como Brasil, China e Índia. Esta alta não deverá ser breve, e deverá ser considerada no processo de tomada de decisão dos empresários que atuam no setor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adney, visitei o seu blog - achei muito bem formatado e com visual interessante. As matérias são inerentes ao contexto de criação do Blog e estão bem articuladas nas análises.
Valeu
Abraços
José Antonio - UFJF - Turma 09
blog: ambientepreservado